sábado, 29 de novembro de 2008

em branco


São precisamente 3:45 da madrugada e acabei de chegar de um intenso dia na rua.
Hoje foi daqueles dias em que consegui fazer muitas coisas, desde depilação, stockmarket, lanche com um amigo, shopping, jantar com amigas e last but not least,quando julgávamos ser impossível ver o Ensaio sobre a Cegueira, conseguimos uns bilhetinhos para a última fila da sala :)
My god...tou completamente em branco...li o filme à muitos anos e lembro-me de, além de ser o único livro que li até hoje do José Saramago, foi um dos livros que mais me tocou e sensibilizou.
Foi como se tivesse a sentir e passar por tudo o que ele tão "Eçamente" descrevia. Só por este ele já vale o nobel da literatura, sim, porque se for pelo Memorial do Convento nem passamos da 30ª página!
Mas do filme, que ainda está fresquinho, é uma mistura de emoções, nojo, riso, vergonha, poder, tristeza, alegria, desrespeito, desumanidade, fé, força...uiii...poderoso!
Breathtaken!
Leva a crer que no verdadeiro sentido da expressão, mais cego é aquele que não quer ver.
Não querendo fazer passar-me por um Saramago este filme leva-nos a fazer diversas interpretações. Será que derepente todas as portas se fecham e nos colocamos num quarto fechado, com a esperança que haja por ali uma janelinha que nos ilumine o pensamento. Ou será que no meio de uma multidão que não pára para observar a simplicidade da vida existe alguém que vê para para além de tudo?
Também não sei...como diria o meu amigo Rafeiro, "Filme onde rafeiro entra é sucesso garantido!"
Bons sonhos...

1 comentário:

Rafeiro Perfumado disse...

Eu diria isso? :D Epá, eu às vezes tenho umas tiradas giras. Quanto ao filme, não sei se vou ver, tenho um certo pó ao Saramago.

Mas a ti mando uma beijoca.

PS: a word verification é "bruto"